quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Caminho do Meio

Eu estou lendo um livro  sobre o budismo ,ainda bem no começo mas li algo  bem interessante sobre o caminho do meio ,ali fala que a felicidade não é alcançada levando uma vida austera sem desejos ,nem muito menos uma vida desvairada (isso é o que eu entendi se estiver errada me corrijam).Cá com meus botões comecei a pensar na minha dificuldade de seguir esse caminho do meio como eu já falei em posts anteriores sou muito 8 ou 80 ,tudo meu é muito intenso, sinto minhas emoções com as entranhas ou estou feliz demais ou triste demais esse turbilhão de sentimentos me cansa ,imagine quem convive comigo . 
Agora estou tentando achar meu ponto de equilibrio acho que é por isso que comprei esse livro budista ,admiro a calma dos monges  ,dos iogues até em relação a alimentação aquela coisa zen mais natural possivel  ,quando digo que a alimentação natural e vegetariana me faz bem é porque me acalma ,traz paz pode parecer dificil de acreditar que a comida tem esse poder mas no meu caso tem e é isso que quero buscar...por isso assim que sair do trabalho vou comprar uns incensos ,umas velinhas ,meus florais ....rs

"Caminho do Meio não é o mesmo que caminho medíocre.
Não é cinzento, sombrio ou morno. Ele cheira e fede. Vão nele as Marias-sem-as-outras.
Não é atalho para hipócritas, nem o refúgio de ambíguos. Estes, e os confusos, perdem-se nele logo à vista da primeira encruzilhada.
Passar entre dois extremos não é o mesmo que evitar os extremos. As águas de um rio não evitam as suas margens, ao contrário, apoiam-se nelas! Um trem não evita os trilhos que lhe dão o rumo.
Pelo Caminho do Meio sobe-se às mais altas montanhas e se desce aos vales mais profundos. Por ele se vai ao céu e ao inferno.
É a coluna central, flexível como a da serpente, que se comunica com todas os aspectos da tragédia humana.
É o fio da meada.
Nele, há calor e frio. Macho e fêmea. Há fraqueza e força. Espírito e matéria. Tudo e nada. Há vida e há morte.
Nele, somos tolos e sábios, inteiramente luz e inteiramente treva. Não há meio-a-meio, é isto tudo e mais tudo aquilo. É inteiro e completo como a natureza é.
O Caminho do Meio tem os extremos.
O caminho medíocre teme os extremos.
Não há como confundi-los: a virtude da temperança inclui temperos, temperaturas, não é insensível nem insípida, é plena de sabores, comporta mil saberes. Provar, conhecer o sabor, é saber. Saborear é o ofício do sábio."(Rogerio Malaquias)

5 comentários:

  1. Oi Dri! Muito legal essa ideia, nunca tinha ouvido falar, mas me atrai, a busca do equilibrio! Tb acho que sou muito 8 ou 80 e nisso o emagrecimento e prejudicado tb!
    Gostei dos incensos!! Hehehehe
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Drika, tudo bem?

    Seja sempre bem-vinda ao meu blog, ok?

    Gostei do seu blog também, tanto que já estou te seguindo. Vou estar sempre passando por aqui também pra te visitar e dar os meus pitacos, ok?

    Agora, cá pra nós, faltou mostrar a parte de baixo na foto da praia heim... kkkkkkkkkk

    Beijos e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Dri, foram 12 mas ainda faltam 14!!! Kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá Drika! A muito tempo não passo por aqui, rsrs.
    Eu não entendo muito sobre budismo (não entendo nada), sou católica, mas esse texto é muito sábio, e eu acredito muito que devemos ter um equilíbrio na nossa vida em todos os aspectos(social, pessoal, familiar...). Apesar de ser católica adoro incenso e tenho um monte, rsrs. Todos os dias acendo e faço minha oração e pedido.

    Bjs amiga

    ResponderExcluir
  5. Oi Drika! Como estão as coisas por ai?
    Bem legal o livro, belas palavras :)
    é isso aí, amiga, temos que ir atrás daquilo que nos faz bem... encontrar nosso "ponto de equilíbrio"!

    ah, eu também gosto de banana no micro, fica uma delícia :)

    beijinhos, ótimo findi!!

    ResponderExcluir